19/04/2011

Acordo Ortográfico


Modéstia à parte, acho que sempre escrevi bem, no sentido em que não é habitual (pode acontecer, mas não com frequência) dar erros ortográficos.
E até recentemente deviam-se à pressa.
No entanto, desde que entrou em vigor o acordo ortográfico, comecei a sentir dúvidas. Aqueles dúvidas que antes não existiam se visse a palavra escrita.
Mete-me muita confusão o diretor, o fato, e afins. E a isto nunca me irei habituar. Desculpem lá, mas recuso-me.
Mas os assentos, esses já não sei se são graves, agudos ou se simplesmente desapareceram.
Para piorar, trabalho num escritório em que quase não trabalham portugueses. Ora os angolanos entre português, brasileiro e muita falta de formação, escrevem como falam. Os outros colegas são Argentinos, Uruguaios, Zimbabueanos, Sul-africanos, Israelitas, Austríacos....
Conseguem imaginar conversas que misturam português, castellano e inglês na mesma frase?
Muitas vezes quem faz a revisão dos textos sou eu, e com tantos erros que vejo, temo que "água mole em pedra dura tanto bata até que fure". Ou seja, que desaprenda e começe e cometer as mesmas gafes.
Acho que preciso de umas aulitas das minhas professoras lá de casa.








Sem comentários: