22/07/2012

Sentimento de Pertença

Adoro andar pelo mundo, sentir que não existem limites e que seria capaz de viver em muitos outros locais.
Quando me perguntam de onde sou, soa-me de forma estranha o nome da cidade onde tenho a minha família e as minhas raízes, mas que nem sequer é onde efectivamente nasci.
Se fizer um exercício: considerando que não tenho memórias anteriores aos meus 5/6 anos, e que saí de lá aos 18, a maior parte da minha vida tem passado por outras cidades.
E posso dizer que Vila do Conde é A minha cidade.
É aqui que as ruas, as lojas, as pessoas, a praia, me são familiares.
Aqui a qualquer momento me cruzo com os amigos (que de alguma forma são as pessoas que escolhemos façam da nossa vida).
É muito bom.
Também tenho uma paixão pelo Porto, mas mantendo o tipo de linguagem, por VC é amor.



"O sentimento de pertença está relacionado à aproximação e à ligação com o local de origem. É uma idéia de enraizamento, em que o indivíduo constrói e é construído, planeja e se sente parte de um projeto, modifica e é por ele modificado."

Sem comentários: